MPF promove visitas a Funai e estudantes universitários indígenas em Chapecó

MPF promove visitas a Funai e estudantes universitários indígenas em Chapecó

28 de junho de 2023 Off Por Editor



  • Risco de descontinuidade do curso de licenciatura intercultural indígena esteve na pauta

    O procurador da República Antonio Augusto Teixeira Diniz realizou reuniões em Chapecó (SC) na última sexta (23), na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

    Na Funai, o representante do MPF recebeu informações sobre processos de demarcação de terras indígenas na região, além da estrutura física do órgão. Já na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), foi realizado um encontro com estudantes do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena.

    A Universidade oferece o curso desde 2009 e já formou cerca de 300 alunos indígenas. O diferencial é que os professores vão até as Terras Indígenas ministrar as aulas. Existem alunos indígenas também em outros cursos dentro da universidade, alguns com mestrado concluído. A demanda para as próximas turmas é de 300 alunos.

    A continuidade do curso, porém, pode estar ameaçada. Segundo os coordenadores da licenciatura, ainda não teriam sido adotadas pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina as providências para lançamento de novo edital, afetando a programação das atividades e cursos desenvolvidos pela Unochapecó.

    O assunto foi tema de reunião do MPF com pró-reitores e professores da UnoChapecó.