Briga termina em morte, feridos e casas incendiadas em aldeia indígena de SC

Briga termina em morte, feridos e casas incendiadas em aldeia indígena de SC

16 de julho de 2023 Off Por Editor



  • Opositores ao atual cacique teriam iniciado a confusão, diz PM

    Uma briga na aldeia Condá, em Chapecó, no Oeste catarinense, terminou com um indígena morto e outros feridos, um deles em estado grave, além de casas e carros incendiados. O desentendimento ocorreu neste domingo (16) e teria sido motivado por divergências políticas internas.

    A situação conflituosa perdura há mais de um ano, desde o resultado da eleição feita em maio de 2022, que resultou na escolha do novo cacique, Efésio Siqueira. Parte do grupo não aceita decisões do líder da aldeia Kaingang, em especial a uma nova regra estabelecida com a troca da gestão. Foi instituído que o consumo de bebidas alcóolicas seria permitido apenas de sexta-feira a domingo.

    Um grupo de opositores desobedeceu a regra na última quinta-feira e foi repreendido pelas lideranças, revelam fontes ouvidas. Com os ânimos aflorados, pessoas contrárias à nova regra teriam começado a discussão durante uma festa, já na manhã deste domingo (16).

    Efésio conta que durante a confusão uma pessoa levou um tiro de raspão e um jovem de 26 anos levou um tiro na barriga e foi levado em estado grave ao hospital, onde passou por cirurgia.

    Outro de 30 anos, identificado como Aziel Floriano, levou quatro tiros no pescoço e peito, informou a Polícia Militar, e morreu horas depois na unidade de saúde. Outros tiveram machucados mais leves e foram atendidos pelos bombeiros militares, mas não precisaram de encaminhamento médico.

    Com a confirmação da morte de Aziel, houve um novo conflito por volta do meio-dia, conta o cacique. Doze casas e carros foram incendiados, acrescentaram os bombeiros militares. Os imóveis ficaram completamente destruídos.

    Não houve registro de novos feridos, divulgou a PM e bombeiros. Eles foram ao local com a Funai, policiais civis e federais para controle da situação. Um inquérito foi instaurado pela Polícia Federal para apurar motivação e autoria.