Prefeitura de Chapecó inicia trabalho de substituição de árvores

Prefeitura de Chapecó inicia trabalho de substituição de árvores

19 de janeiro de 2016 Off Por Chapecó



  •  

    O Prefeito Luciano Buligon acompanhou na manhã desta terça-feira (19) o início do trabalho de substituição de 66 Guapuruvus. As árvores de grande porte foram plantadas há décadas, mas com o passar dos anos especialistas constataram que são inadequadas para locais de grande circulação de pessoas e veículos, principalmente em canteiros estreitos. A retirada, com a posterior reposição de outra espécie, iniciou pela rua Porto Alegre, entre a Barão do Rio Branco e a Marechal Bormann. 
     
    Em dezembro de 2015 o Prefeito Buligon solicitou um estudo técnico, acompanhado por licenciamento ambiental, que apontou os exemplares que apresentam problemas na sua estrutura e precisam ser substituídos de forma imediata. O parecer técnico foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sedema) e entregue ao Prefeito na última semana. 
     
     Os pontos foram georeferenciados e estão marcados. Serão substituídas 21 árvores na rua Bento Gonçalves, entre as ruas Marechal Bormann e Clevelândia, 43 na rua Porto Alegre, entre as ruas Aquilles Tomazelli e Rio de Janeiro e dois exemplares adultos na rua Guaporé, entre as ruas Porto Alegre e Fernando Machado. A retirada das espécies é realizada pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, com o acompanhamento da SEDEMA e apoio dos Agentes de Trânsito.  Nos pontos onde o trabalho pode interferir na rede de distribuição de energia elétrica, servidores da Celesc serão mobilizados. 
     
    Responsabilidade com a arborização urbana e a gestão urbanística
     
    Ao considerar que Chapecó foi atingida por muitos eventos climáticos nos últimos meses, que causaram prejuízos generalizados na cidade, o objetivo maior do trabalho é prevenir danos maiores à coletividade, à ordem urbanística e ao patrimônio público. 
     
    Com a força do vento no fim da tarde do dia 18 de dezembro de 2015, mais de 120 árvores caíram, 98% da espécie Guapuruvu. Essas plantas crescem muito rápido, podendo chegar a 35 metros de altura. Possuem características que facilitam a penetração da água, permitindo o desenvolvimento de doenças que levam ao apodrecimento do lenho, comprometendo a sanidade da planta. Apresentam elasticidade, maleabilidade e leveza, o que também favorecem a queda e a ruptura de galhos. 
     
    Segundo o Prefeito, os benefícios ambientais e paisagísticos do Guapuruvu na área central serão compensados e superados por outras espécies, adequadas aos canteiros e locais de grande movimentação. “Nossa prioridade é garantir segurança às pessoas e ao patrimônio, com responsabilidade ambiental na gestão urbanística”, complementou. 
     
    O Gerente de Licenciamento Ambiental, Luiz Carlos Seidenfus destacou que os Guapuruvus continuarão sendo utilizados, mas com restrição em Áreas de Preservação Permanente e em práticas de recuperação de Áreas Degradadas, devido a importante característica ecológica pioneira e rápido crescimento da espécie. “É importante salientar que estamos fazendo a retirada com a reposição de outra espécie. Muitas já plantamos. Uma das nossas opções é a pau-ferro, espécie com crescimento lento e bom sombreamento”, concluiu. 

    Prefeitura de Chapecó