O ex-presidente Lula depõe nesta quarta-feira ao juiz Sérgio Moro

O ex-presidente Lula depõe nesta quarta-feira ao juiz Sérgio Moro

10 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • O ex-presidente Lula depõe nesta quarta-feira ao juiz Sérgio Moro. A defesa do petista recorreu ao Superior Tribunal de Justiça para tentar adiar audiência.

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será interrogado pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava-Jato na primeira instância, nesta quarta-feira (10). A audiência deve começar às 14h na sede da Justiça Federal em Curitiba (PR). Esse é o primeiro depoimento de Lula na presença de Moro e na condição de réu.

    Nesse processo, Lula é acusado de receber R$ 3,7 milhões em propina, de forma dissimulada, da empreiteira OAS. Em troca, ela seria beneficiada em contratos com a Petrobras. Segundo o MPF (Ministério Público Federal), a OAS destinou ao ex-presidente um apartamento triplex, em Guarujá (SP), fez reformas neste mesmo imóvel e também pagou a guarda de bens de Lula em um depósito da transportadora Granero.

    O MPF denunciou o ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em 14 de setembro 2016. Seis dias depois, a Justiça aceitou a denúncia, e Lula e outras sete pessoas viraram réus. Entre eles, estava a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu em fevereiro deste ano.

    Desde que foi denunciado, Lula tem negado o recebimento de propinas e o favorecimento da OAS na Petrobras. A defesa diz que o MPF não tem provas que sustentem a denúncia. Segundo advogados, a mulher de Lula tinha uma cota no condomínio do triplex, mas a vendeu quando a OAS assumiu a obra.

    Eles alegam que Lula e Marisa chegaram a visitar o apartamento citado na denúncia porque planejavam comprá-lo – o que acabou não ocorrendo. A defesa também nega irregularidades no apoio oferecido pela empreiteira para guardar os bens do ex-presidente.

    No final da tarde de terça-feira (09), os advogados de Lula entraram com três recursos no STJ (Superior Tribunal de Justiça) contra decisões do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) que havia negado pedidos da defesa para adiar o depoimento. Até a manhã desta quarta não havia decisão sobre os recursos. Em novembro do ano passado, o ex-presidente prestou depoimento a Moro por videoconferência como testemunha de defesa do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

    Segurança
    A capital paranaense prepara um esquema especial de trânsito e segurança na cidade, especialmente na região onde fica a Justiça Federal, para o dia do depoimento de Lula a Moro. Devem haver manifestações a favor do ex-presidente e também de grupos que defendem a Lava-Jato.

    Uma decisão judicial proibiu acampamentos pela cidade das 23h de segunda-feira até as 23h desta quarta. Também limitou a circulação de veículos e pedestres na região da Justiça Federal, no bairro Ahú.

    Haverá uma força-tarefa em pontos estratégicos da cidade, com participação das polícias Civil, Militar, Rodoviária e Federal. Também foram feitos bloqueios no trânsito e alteração de algumas linhas de ônibus. (AG)

    Fonte: O SUL