Programa Céu Aberto: Região leste recebe a primeira edição

Programa Céu Aberto: Região leste recebe a primeira edição

6 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • A primeira edição do Programa Céu Aberto – A Prefeitura na sua Rua aconteceu no último sábado, dia 03 de junho, em frente à Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, na região do bairro São Pedro. A cidade toda se envolveu no Programa que objetiva fazer a diferença na vida de milhares de pessoas, unir e integrar as famílias, inspirar as comunidades a organizarem uma nova forma de se relacionar, se divertir, obter informações e acessar serviços de cidadania.

    O dia foi muito especial! Até o tempo colaborou e o sol apareceu, depois de vários dias de instabilidade, contribuindo para levar cerca de 3.000 pessoas para o Céu Aberto. Das 9hs às 17hs as famílias tomaram as ruas e as dependências da Escola para curtir um sábado diferente, com diversas atividades de lazer, saúde, educação, esporte, mobilidade, assistência social, meio ambiente e cultura. Além de diversão, teve muita informação e aprendizado. Todas as Secretarias Municipais se envolveram, com a participação decisiva de cerca de 40 entidades, instituições e órgãos parceiros.

    Entre as inúmeras atividades e serviços, destaque para: gincana educativa, contação de histórias, rua de lazer com brinquedos infláveis, troca-troca de livros, emissão de carteira de identidade, medição da pressão arterial, oficinas culturais e de gastronomia, escolinha de diversas modalidades esportivas, exames de diabetes, manicure, massoterapia, orientação jurídica, atendimento psicológico, oficina para confeccionar pipas, exposição de artesanato, teste de visão, orientações para abertura de empresas e elaboração de currículo, entre outros serviços. Tudo isso ao som de música ao vivo e apresentações culturais.

    Inspiração do Céu Aberto

    O Programa é uma iniciativa da Prefeitura de Chapecó com a parceria e o apoio de diversos órgãos e entidades da sociedade chapecoense. Inspirado no Projeto Comunitário “Las Ciclovias”, de Bogotá, na Colômbia, é um programa de ruas abertas para a cidade inteira, idealizado para unir ainda mais as pessoas, animar, oferecer, interagir e integrar a todos, a fim de facilitar o acesso a serviços de cidadania e atividades de lazer nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura e esporte.

    O Prefeito Luciano Buligon ressalta que o Céu Aberto irá aproximar ainda mais o Governo das pessoas e de ações de cidadania. Segundo ele, este programa foi inspirado na Colômbia e chega como um presente para Chapecó no ano do seu Centenário. A ideia é provocar as comunidades para que se mobilizem a partir de uma Escola Municipal e organizem atividades e ações que tomem conta das ruas e unam as pessoas através da boa convivência. “Começamos pela região Leste da cidade e foi muito emocionante ver o sorriso das crianças e os olhos das pessoas brilhares. Nossa intenção é que a comunidade aos poucos assuma o Programa e torne essa atividade uma rotina nos bairros”, enfatizou.

    Serão seis eventos do Programa Céu Aberto em 2017, sempre aos finais de semana. O próximo está marcado para o dia 16 de julho, na grande região do bairro Efapi. A primeira-dama, Lúcia Muller Buligon destaca que as parcerias de diversos órgãos, empresas e entidades é fundamental para o andamento e execução do programa, pois viabiliza a ampliação e a diversificação dos serviços oferecidos à comunidade nesta grande ação de cidadania.  “O Céu Aberto é um programa comunitário que exige um esforço conjunto e organizado de toda a sociedade chapecoense, buscando sempre o bem estar das pessoas e o acesso à cidadania dos chapecoenses”, completou.