Reabertura: Restaurante Popular I está de portas abertas

Reabertura: Restaurante Popular I está de portas abertas

20 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • Minutos antes do horário da reabertura, a fila já anunciava que o serviço seria retomado. O público assíduo do Restaurante Popular I aguardou ansiosamente o período de melhorias e retornou nesta segunda-feira (19-06) ao Bandejão para atestar a qualidade e aproveitar o preço acessível. O clima agradável com música ao vivo e gente feliz marcou a recepção.

     

    O Restaurante Popular “Bandejão I”, localizado no Centro de Chapecó, passou por obras de melhorias na infraestrutura interna visando manter o local adequado e funcional, atendendo as normas e padrões exigidos pela Lei de Segurança Alimentar. Segundo a Secretária de Assistência Social, Ulda Baldissera, “as obras contemplaram troca de piso e reforma nas instalações da cozinha, melhorias necessárias para manter a boa gestão e qualidade no atendimento às pessoas que utilizam o serviço”. O Bandejão do Centro reabriu hoje, atendendo das 11h às 14 horas. O valor da refeição segue R$ 3,00.

     

    Restaurante Popular I e II

     

    O Restaurante Popular “Bandejão I”, localizado no centro de Chapecó, foi inaugurado em 30 de agosto de 2007 com o objetivo de ampliar a oferta de refeições nutricionalmente adequadas a um custo acessível à população. Em 2016 serviu mais de 210 mil refeições. Em agosto de 2017, ano do centenário de Chapecó, o Bandejão do Centro completará 10 anos de atendimento, com um total de dois milhões de refeições servidas.

     

    Já o Restaurante Popular da Efapi, “Bandejão II”, inaugurado no dia 30 de agosto de 2016 já serviu aproximadamente 28 mil refeições ao custo de R$ 3,00. O Bandejão II, como é popularmente chamado, está localizado no Loteamento Sereno Soprana, em terreno público e de fácil acesso a estudantes e trabalhadores. O local serve aproximadamente 400 refeições por dia, beneficiando moradores, estudantes e trabalhadores da região.

     

    O cardápio servido todos os dias é elaborado por nutricionistas capacitadas e tem por base os indicativos da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional nº 11.346/06, do Governo Federal, que estabelece critérios para a seleção, aquisição e manipulação dos alimentos. Diariamente são servidas porções compostas por arroz, feijão, carne, um acompanhamento, duas saladas, suco e mais uma fruta para sobremesa. Além disso, visando o desenvolvimento dos pequenos e médios produtores do município, a maioria dos produtos é oriundo dos agricultores familiares por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, gerando incremento de renda.

     

    Qualidade comprovada

     

    Desde que foi inaugurado em 2007, o objetivo do Restaurante Popular é ampliar a oferta de refeições nutricionalmente adequadas a um custo acessível à população e contribuir para a redução do número de pessoas em situação de insegurança alimentar. Cerca de 50% do valor das refeições são custeados pela Administração Municipal.

     

    O Bandejão visa também incentivar atividades voltadas para a área de segurança alimentar e nutricional, como oficinas, campanhas educativas e projetos de capacitação. Devido ao êxito desse trabalho, o Bandejão já recebeu premiações, dentre elas, o Prêmio Josué de Castro, em Modelagem de Gestão bem Sucedida, oferecido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no ano de 2008.

     

    Com a excelência na gestão do Restaurante Popular I reconhecida, Chapecó foi contemplada com o Restaurante Popular II, na região da Grande Efapi. O local serve aproximadamente 400 refeições por dia, beneficiando moradores, estudantes e trabalhadores da região.