Solenidade emocionante marca os 183 anos da PMSC

Solenidade emocionante marca os 183 anos da PMSC

4 de maio de 2018 Off Por Chapecó



  • Na manhã desta sexta-feira, 04, no novo pátio de formaturas do 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (2ºBPM/Fron), ocorreu uma solenidade em comemoração aos 183 anos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A cerimônia envolveu, além do 2º BPM/Fron, também a 4ª Região de Polícia Militar/Fronteira (4ªRPM/Fron) e o 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2ºBPMA).

    Participaram da solenidade o Prefeito Municipal de Chapecó, Luciano Buligon, o comandante da 4ªRPM/Fron, coronel PM Clóvis Lopes Colpani, o comandante da 3ª Região de Bombeiros Militar, coronel BM Luiz Carlos Balsan, o comandante do 2ºBPM/Fron, tenente-coronel PM Ricardo Alves da Silva, o comandante do 2º BPMA, tenente-coronel Jorge Luiz Haack, dentre diversas outras autoridades civis e militares.

    Também foi marcante a presença dos familiares dos promovidos e homenageados, com especial destaque para os familiares dos policiais recentemente tombados, sargento Claudecir, soldado Caroline e sargento Fabris.

    Além de comemorar o aniversário da PMSC, a solenidade também contou com atos como entrega de brasões de mérito pessoal e medalhas de mérito por tempo de serviço; medalha do mérito da Cavalaria; diploma de honra ao mérito a policiais da reserva; entrega de elogios aos policiais destaques do mês, em Chapecó, e elogios por bons serviços prestados; homenagens a entidades apoiadoras do 2º Batalhão; inauguração da nova arquibancada de formaturas; entrega de homenagens a familiares de policiais tombados e atos de promoção de praças.

    Os primeiros atos foram a entrega de brasões de Mérito Pessoal de 1ª, 2º e 3ª categorias; seguido pela entrega de medalhas de tempo de serviço de 10 anos, bronze, 20 anos, prata e 30 anos, ouro. Aproximadamente 30 policiais foram agraciados com brasões e aproximadamente 20 militares agraciados com as medalhas de tempo de serviço.

    Complementando a entrega de medalhas, foi a vez da Medalha de Mérito da Cavalaria, entregue a policiais que se destacaram na atividade, o ato ocorreu junto a entrega de Diploma de Honra ao Mérito a policial da reserva remunerada.

    Logo após foram prestadas homenagens a pessoas e empresas que contribuíram para a construção da nova arquibancada de formaturas do 2º Batalhão, empresários e entidades que fizeram doações e policiais militares que abraçaram a causa, sendo imprescindíveis para a realização. Junto com a homenagem também foi realizado o corte da fita inaugural.

    Em seguida, foi a vez de agradecer às pessoas e entidades que apoiaram a PMSC durante as perdas humanas que o 2º Batalhão sofreu nos últimos meses. Junto a este ato, foi prestada uma homenagem aos familiares do sargento Claudecir, da soldado Caroline e do sargento Fabris, sendo entregue a eles uma lembraça em forma de quadro com assinaturas e mensagens dos policiais. Também foi respeitado um minuto de silêncio, momento em que a emoção tomou conta de todos.

    Após a emoção, foi a vez de reconhecer o trabalho realizado pelos policiais militares da sede do 2º BPM/Fron, onde os policiais destaques dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril receberam seus elogios e prêmios, seguindo houve entrega de elogios a policiais militares por bons serviços prestados em ocorrências diversas. No total foram aproximadamente 50 elogios.

    Passada a entrega de elogios, foi a vez das promoções, onde três cabos foram promovidos a 3º sargentos, dois 2º sargentos promovidos a 1º sargentos e três 1º sargentos promovidos a subtenentes.

    Finalizando os atos, foi a vez da promoção por ato de bravura, onde um soldado foi promovido a cabo por uma ocorrência em 2017, quando, com o risco da própria vida neutralizou um criminoso, que ao ser abordado, pelo policial sozinho, fugiu e começou a atirar contra o PM, que respondeu à injusta agressão. O agressor possuía longo histórico policial e era suspeito do cometimento de vários crimes em Chapecó.

    Fotos: Eduardo Grassi