Visitas trabalham o imaginário das crianças

Visitas trabalham o imaginário das crianças

19 de maio de 2016 Off Por Chapecó



  • Conhecer a fauna regional em um diálogo descontraído e envolvente. Com essa proposta os alunos das turmas de pré-escola I e II, do Centro de Educação Infantil Municipal Maria Helena Alves Chagas realizaram na quarta-feira (18), uma visita ao museu e à brinquedoteca da Unochapecó. A atividade atende diretamente a curiosidade manifestada pelos alunos por tudo que se refere aos animais, a exemplo da escolha das músicas infantis, histórias, brincadeiras e jogos de imitação, onde costumam fazer de conta que são este ou aquele animal, reproduzindo sons, imitando algumas características que conhecem. Durante o roteiro, nas dependências da instituição, os pequenos visitantes receberam a orientação de monitores que responderam a todos os questionamentos.
    A professora, Elenice Bet Gehlen explicou que a visita faz parte de um projeto que está em seu primeiro momento, quando os alunos saem do ambiente escolar para visitas em espaços com a finalidade responder suas curiosidades e anseios. Na oportunidade o grupo de pequenos visitantes encontrou espécies que fazem parte de seu imaginário, além de outros que estão em extinção. “Eles estão muito animados com esta atividade, até porque tudo isto, foi trabalhado em sala de aula” revela.
    A professora contou ainda que num segundo momento será trabalhado com os alunos a elaboração de um relatório da visita e confecção de bonecos dos animais que cada um gostou mais, onde terão o apoio de seus familiares. “Alguns pais nos contaram que seus filhos chegaram em casa maravilhados com a atividade, sendo que em alguns casos o soninho da noite demorou muito a chegar”, destacou Elenice. A professora revelou também que já está sendo planejada uma nova experiência para os alunos, onde eles vão visitar uma chácara para conhecer as particularidades do local.
    Relatos das crianças
     “Achei muito bonito, gostei muito de ver os dinossauros, queria ver eles de verdade. Tenho muita vontade de subir neles” – Lucas Ostroski da Silva.
     “Adorei a brinquedoteca, gostei muito de vestir a fantasia do super homem, escrevi uma história com a calculadora” – Pedro Henrique Paza.
     “O mais importante para mim foi passear de ônibus” recordou sorridente o visitante Lucas de Sousa Larinoff.
    “Gostei muito da borboleta e da joaninha e adoro muito a natureza”, relatou a empolgada, Luna Bianca de Bastiani.
    visita-dos-alunos-3- visita-dos-alunos-5- visita-dos-alunos-2-

    Prefeitura de Chapecó