A vontade de doces aumentou?

A vontade de doces aumentou?

11 de junho de 2021 Off Por Editor



  • Certamente você conhece alguém que sente uma grande necessidade de comer doce pelo menos uma vez por dia, depois do almoço, no final da tarde, antes de dormir ou até no meio da madrugada. Gostar de doces é normal, mas estou falando de uma vontade que não pode esperar e que costuma aparecer sempre no mesmo horário ou na mesma circunstância. Nesses casos, esse ‘desespero’ pode ser um dos sintomas da resistência à insulina ou da carência de determinadas vitaminas e minerais.

    Nosso corpo é uma máquina perfeita e muito inteligente. Portanto, quando começamos a entendê-lo melhor, as coisas ficam mais fáceis!

    A fome e a vontade de comer doces é estimulada quando os níveis de glicose caem na nossa corrente sanguínea e desta forma sentimos necessidade de consumirmos alimentos que aumentem a glicose, como os doces e açúcares em geral.

    Quando comemos doce, nosso metabolismo eleva os níveis de glicose e estimula o pâncreas a produzir e liberar um hormônio chamado insulina, que por sua vez vai transformar essa glicose em energia. Por consequência, a energia se torna estoques de gordura que levam leva ao aumento de peso.

    Mas não só o sobrepeso é preocupante quando pensamos no consumo de açúcar e na saúde. O seu consumo pode resultas em outras complicações de saúde, como diabetes tipo 2, hipoglicemia, caries, doenças cardíacas.

    Além disso, alguns estudos apresentam o consumo de açúcar relacionado a tipos de câncer, entre outras patologias.

    Por isso, uma das minhas funções como nutricionista além de grande incentivadora da qualidade vida e bem estar! – é estimular e orientar a mudança de hábitos, assim como a reeducação alimentar dos pacientes.

    Faça escolhas inteligentes, nutre e cuida de ti!