Casan alerta para escassez de água nas regiões oeste e meio oeste de SC

Casan alerta para escassez de água nas regiões oeste e meio oeste de SC

20 de dezembro de 2021 Off Por Editor



  • Empresa reforça a orientação de uso consciente e econômico da água.

    Diante das altas temperaturas e de mananciais prejudicados pela falta de chuva nas regiões Oeste e Meio Oeste, a Casan reforça a orientação de economia de água. Um dos municípios mais prejudicados é São Miguel do Oeste, onde desde novembro o fornecimento de água é feito por meio de manobras operacionais de revezamento entre parte alta e baixa da cidade.

    Nos municípios de União do Oeste, e nas localidades altas de Seara e Saltinho, também são executadas ações operacionais para manutenção do abastecimento. Nas cidades de Anchieta e Maravilha, manobras serão iniciadas nesta segunda-feira.

    Estão também em monitoramento constante os municípios de Chapecó, Concórdia, Cunha Porã, Dionísio Cerqueira, Formosa do Sul, Iporã do Oeste, Palmitos, São Carlos, Vargeão e Xaxim.

    O objetivo do alerta da companhia é estimular a visão de coletivo e de responsabilidade com a água, evitando principalmente o uso em atividades não essenciais, como a lavação de calçadas, pátios e carros.

    “É preciso ter consciência de que a água gasta para lavar uma calçada ou carro foi captada na natureza e passou por diversos processos de potabilização para atender as necessidades de diversas pessoas. Nossa mensagem é de que a economia de cada um é essencial para que todos possam ter água”, explica o superintende da Região Oeste da CASAN, Daniel Scharf.

    Economia de água: faça sua parte

    Não lave calçadas, telhados e pátios com água tratada
    Evite lavar o carro neste período
    Evite banhos demorados
    Não use o vaso sanitário como lixeira, exigindo várias descargas
    Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes
    Utilize a máquina de lavar louças e roupa somente quando estiverem em sua capacidade total

    Rio São Domingos, manancial de Cunha Porã, com leito de pedras aparente de vido à falta de chuvas. Acervo CASAN