A saúde começa pela boca

A saúde começa pela boca

7 de janeiro de 2022 Off Por Chapecó



  • A higiene bucal é a prática de manter os dentes e gengivas limpos e saudáveis para evitar problemas dentários como tártaro, gengivite, periodontite, cárie e outras doenças. Além disso, deixa você com um hálito puro e sorriso bonito todos os dias!

    Manter dentes e gengivas saudáveis é fundamental para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que problemas dentários se tornem mais graves. 

    Anote: A prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorosa de se cuidar da saúde bucal, evitando o tratamento de problemas que poderiam gerar incômodos.

    Bom, até agora você sabe o quanto a higiene bucal é importante no dia a dia e os benefícios que traz, mas qual seria a forma ideal de fazê-la?

    Os dentes devem ser escovados pelo menos três vezes por dia, após as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), e o fio dental deve ser utilizado em no mínimo uma dessas escovações. Utilize um antisséptico ou enxaguante bucal com flúor após escovar os dentes para eliminar as bactérias responsáveis pela formação de placas e prevenir o mau hálito. Visite regularmente seu cirurgião-dentista, pelo menos uma vez a cada seis meses. Ele vai ensinar você a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.

     

     

    MITOS E VERDADES SOBRE HÁBITOS DE HIGIENE BUCAL:

     

     

     

    1. Não se deve dormir sem escovar os dentes — VERDADE

    Dormir sem escovar os dentes faz com que o alimento fique mais tempo acumulado sobre os dentes e a gengiva, criando as condições ideais para a formação da placa bacteriana. Por isso, ainda que você não tenha tempo para escovar os dentes três vezes ao dia, nunca vá para a cama sem fazer a higiene bucal.

     

    1. O palito de dentes substitui o fio dental — MITO

    Palitar os dentes não é um bom hábito de higiene bucal. Além de não eliminar os restos de alimentos totalmente, o palito pode ferir a gengiva e causar inflamações.

    Somente um acessório pode fazer a limpeza do espaço entre os dentes tão bem quanto o fio dental, trata-se da escova interdental, que é indicada para pessoas que não conseguem passar o fio ou que usam aparelho ortodôntico. O palito de dentes deve ser usado apenas em situações emergenciais, quando um pedaço maior de alimento fica sobre os dentes. 

     

    1. O enxaguante bucal substitui a escovação — MITO

    Esse é mais um engano muito comum. O enxaguante bucal não substitui a escovação nem o uso do fio dental. Ele é um complemento do processo de limpeza da boca.

    O enxaguante deve, preferencialmente, conter flúor em sua composição. Basta o bochecho com uma pequena quantidade do produto após escovar os dentes para garantir a proteção contra as bactérias causadoras das cáries e do tártaro.

     

    1. Café, chá e refrigerantes escurecem os dentes — VERDADE

    Alimentos à base de cola afetam a cor dos dentes, causando manchas escuras. Essas bebidas atuam tanto no esmalte, que é a camada mais externa e protetora, quanto na dentina, que é a parte interna do dente, que dá cor a ele. Para evitar que isso aconteça, o consumo desses itens deve ser feito com moderação. Os bons hábitos de higiene bucal ao longo do dia completam a prevenção.

     

    1. A escova de dentes precisa ser trocada regularmente — VERDADE

    Mesmo que a sua escova de dentes ainda tenha as cerdas alinhadas, é preciso trocá-la pelo menos a cada três meses, pois com esse tempo de uso, a escova já perde eficiência na limpeza. Fazer força para escovar os dentes não é sinônimo de mais limpeza, assim como usar uma escova muito dura também não limpa melhor. Ao contrário, ela deve ser macia e com uma cabeça de tamanho que permita o alcance de todos os espaços. E para limpar a língua e as bochechas, nada de usar a escova: invista na aquisição do limpador de língua.

     

     

    A higiene bucal pode influenciar no seu corpo todo?

     

     

     

    Sim, pode! Cuidar da higiene bucal pode ter uma importância bem maior do que apenas dentes brancos e hálito bom (que já são extremamente importantes em si, diga-se). A falta de cuidados com a boca pode causar doenças nos pulmões, articulações, cérebro, coração entre outras.

     

    Halitose: significa “mau hálito”, um problema que muitas pessoas enfrentam eventualmente. Calcula-se que aproximadamente 40% da população sofre ou sofrerá de halitose crônica em alguma época de sua vida. Medidas tais como escovar bem os dentes e a língua e usar fio dental antes de dormir e ao se levantar ajudam a eliminar o mau hálito.

     

    Doenças cardíacas: A saúde bucal e a doença cardíaca estão conectadas pela disseminação de bactérias – e outros germes – a partir de sua boca para outras partes do seu corpo através da corrente sanguínea. Quando essas bactérias alcançam o coração elas se aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação, isso pode resultar em doença como a endocardite – uma infecção do revestimento interno do coração. Outros problemas cardiovasculares como a artérias entupidas e AVC também estão ligados a inflamações provocadas por bactérias bucais, de acordo com o American Heart Association, associação cardíaca dos Estados Unidos.

     

    Diabetes: O diabetes pode influenciar na saúde da boca, assim como as doenças da cavidade oral podem prejudicar o controle da glicemia. Atenção! Assim como acontece em qualquer infecção, a doença periodontal pode dificultar o controle do diabetes. Mais do que isso, ela está ligada ao controle metabólico de modo bidirecional, influenciando e sofrendo influência do diabetes.

     

    A melhor forma de evitar estas complicações é evitar a doença periodontal por meio da higiene bucal adequada. A prevenção é a chave para a conquista de dentes brilhantes e saudáveis. Por isso, os bons hábitos de higiene bucal devem ser aprendidos desde a infância e colocados em prática ao longo de toda a vida.

     

    Quando você tiver dúvidas sobre a escovação e o uso do fio dental, converse com o seu dentista. E não se esqueça de fazer visitas regulares ao consultório odontológico para realizar a limpeza profissional. Assim, você evitará o aparecimento da cárie, do tártaro e de outros problemas que podem comprometer a beleza do seu sorriso.

    Quer saber mais sobre a importância dos hábitos de higiene bucal ou conferir outras dicas para ter um sorriso perfeito? Entre em contato com a ORTHO SMILE, através do link que deixarei a seguir. 

    linktr.ee/orthosmile