Tenho prótese dentária: Posso fazer clareamento?

Tenho prótese dentária: Posso fazer clareamento?

21 de fevereiro de 2022 Off Por Chapecó



  • Cada vez mais a prótese dentária está presente na vida das pessoas, ajudando muitas delas a recuperarem os dentes perdidos e a conquistarem um sorriso mais equilibrado, bonito e sadio. Em busca de um sorriso cada vez mais branco, pessoas que utilizam essa prótese podem ter uma dúvida em comum: quem tem prótese dentária pode fazer clareamento dental?

    Então vamos lá, para responder essa pergunta temos que considerar que tudo depende de alguns fatores em específico. Na verdade, qualquer pessoa pode realizar o procedimento de clareamento dental, no entanto, para pessoas que possuem prótese dentária ou restaurações, podem haver algumas limitações. Mas a principal coisa a se saber é que dentes protéticos NÃO podem ser clareados. Isso vale também para facetas, lentes de contato ou implantes. Ou seja, independente de ser o procedimento caseiro ou o de consultório, não é possível realizar o clareamento de nenhum tipo de prótese dentária. Isso porque os materiais usados na confecção da prótese, como a resina, a zircônia ou a porcelana, não clareiam com o uso do gel clareador.

    Crédito: Divulgação internet

    Sendo assim, o clareamento para quem tem prótese exige um estudo de caso mais completo por parte do dentista, pois se realizado pode haver uma diferença de cor entre os dentes naturais e as próteses, já que a prótese ficará mais escura que o restante dos dentes. Para vocês entenderem, quando colocamos uma prótese, buscamos que ela seja o mais parecida possível com os dentes naturais, inclusive na cor. Então, o que recomendamos é que se o paciente queira ter os dentes branquinhos, deve fazer o procedimento de clareamento dental antes da colocação da prótese. Dessa forma, a confecção da prótese será baseada na cor dos dentes após o procedimento, deixando todos os dentes em harmonia de cores.

    Caso você já tenha prótese e mesmo assim queira fazer o clareamento, deve levar em conta o custo-benefício e a verdadeira necessidade desse procedimento, tendo em vista que nesse caso ou haverá uma discrepância nas cores dos seus dentes ou então é realizado o clareamento e posteriormente a substituição de sua prótese por outra que harmonize com o novo tom dos dentes.

    Se o problema, no entanto, for o escurecimento da prótese, e não dos dentes, como em casos de próteses totais, o melhor a fazer é trocar a prótese.

    Crédito: Divulgação internet

    Aí vocês podem me perguntar, mas as próteses podem escurecer? Sim, dependendo do material. Casos de escurecimento da prótese podem estar relacionados ao material utilizado em sua confecção e também com a sua qualidade. Ela pode ser confeccionada em diferentes materiais e, conforme seu uso, influencia diretamente no escurecimento ao longo do tempo. A cerâmica não escurece, já as próteses de resina podem ficar mais escurecidas com o passar do tempo, necessitando a substituição.

    Vou explicar um pouco melhor sobre os materiais, inclusive para ajudar na hora da tomada da decisão de qual material utilizar, pensando a longo prazo. Na prótese de resina, os custos costumam ser mais baixos, no entanto esse material tende a ficar escuro mais rapidamente ao longo do tempo, se comparado a outros materiais. Já as próteses de cerâmica têm o custo mais elevado, mas não alteram a cor.

     

    Agora que você já sabe se quem tem prótese pode fazer clareamento dental, é hora de marcar a sua consulta aqui na Orthosmile para avaliar o seu caso e recuperar a aparência branquinha de seus dentes.