Mais de dois mil profissionais da educação pública municipal participam de formação

Mais de dois mil profissionais da educação pública municipal participam de formação

15 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • A partir do entendimento da importância da formação continuada para os profissionais da Rede Pública Municipal, a Prefeitura de Chapecó, realizou nesta quarta-feira uma formação voltada a todos os servidores. O evento reuniu aproximadamente 2,5 mil profissionais do segmento educacional entre: gestoras, professores, merendeiras e serventes.

    Para a Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Sueli Suttili, esta iniciativa se caracteriza como um momento especial voltado à constante necessidade de dar continuidade ao aperfeiçoamento dos profissionais.

    “Vivemos um momento de inúmeras inovações, os alunos de hoje são diferentes com questionamentos e anseios diferenciados. O professor muitas vezes se pega pensando em que rumo seguir, que postura adotar, e as formações como esta são a oportunidade destes profissionais receberem orientações através de palestras”, destaca.

    Atualmente a Secretaria de Educação mantém um cronograma anual de 40 horas dedicada à formação continuada de seus profissionais em um permanente acompanhamento, visando à continuidade no aprofundamento e complementação das questões pedagógicas no contexto escolar. Conforme a diretora, esta estratégia tem como objetivo principal trabalhar as competências sócio emocionais, aliadas as competências cognitivas a partir do entendimento que a educação do século XXI apresenta desafios, que somente serão superados com o envolvimento de todos os profissionais em uma mesma linha metodológicas.

    Entre as palestras desenvolvidas na formação estão as seguintes temáticas:

    “Educação e competências socioemocionais no domínio da amabilidade” ministrada pela professora Fátima Baltazar, do Sistema Educacional Família e Escola (SEFE).

    “Gestão Emocional e Neurociência”, ministrada pelo professor Luiz Lindener, bacharel em teologia e administração de empresas e pós-graduado em neuroaprendizagem.

    “Auto-estima e Valores – Como ter uma auto-estima saudável para ajudar os alunos a desenvolve-la” ministrada psicólogo Marcos Meier, professor de matemática e mestre em educação. Palestrante nacional e internacional a respeito de relacionamento interpessoal nas empresas, educação de filhos, formação de professores e psicologia.

    As formações aconteceram em três momentos e espaços diferenciados:

    • Professores Educação Física: Unochapecó

    • Professores do campo: Secretaria de Educação de Chapecó

    • Serventes e merendeiras: Centro de Eventos, Sala Welcy Canals

    • Educadores da Rede Municipal de Ensino Teatro Municipal do Centro de Eventos.

    formacao5 formacao4 formacao1

    Prefeitura de Chapecó