Oficina de grafite aproxima adolescentes da arte

Oficina de grafite aproxima adolescentes da arte

27 de junho de 2016 Off Por Chapecó



  • O final de semana foi uma oportunidade para integrantes da ONG Verde Vida e adolescentes da comunidade do Bairro São Pedro e Bom Pastor, colocarem a criatividade em prática na Oficina de Grafite, desenvolvida pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura (Secul), a partir do trabalho dos professores da Escola de Artes.

    Participaram cerca de 15 estudantes que puderam conhecer um pouco sobre grafitagem, arte urbana, diferença entre grafite e pichação, além das técnicas utilizadas pelos artistas. Na prática, o ‘Stencil’ foi apresentando aos participantes, que puderam fazer seus desenhos, entender como são feitos os moldes e como essa técnica é finalizada.

    Dentre os objetivos da oficina foi possibilitar o conhecimento, a informação e a conscientização da comunidade em relação ao grafite, divulgando a linguagem e promovendo seu interesse. A intenção é partir de ações como esta, construir nos adolescentes a consciência sobre a valorização da arte, evitando vandalismo e depredação em espaços públicos e privados.

    O local escolhido para o grafite foi a Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, no Bairro Bom Pastor. Para a gestora da instituição, Greci de Consi, “a escola está sempre aberta para projetos que possibilitem novas oportunidades para a comunidade. Esse é o papel da educação, fazer com que essas atividades não parem, que aconteçam o tempo inteiro, trazendo novas ideias e vivências para as crianças”, disse.

    Segundo a professora da instituição, Mari de Toni, que também participou da atividade, “essas ações são muito relevantes e farão diferença no futuro, pois fazem com que as crianças percebam seu potencial. As artes em geral trazem inúmeros benefícios e tornam as pessoas cada vez melhores”, afirma.

    De acordo com Grasiele Canelles Bernardi, coordenadora da ação pela Secul, “o objetivo de grafitar a escola foi estimular a consciência dos estudantes para cuidar deste espaço e o valorizar como seu”, explica.

    07 (1) 06 05 03 (1) 02 (2) 01 (2)

    Prefeitura de Chapecó