Zagueiro Victor Ramos é investigado em operação contra manipulação de resultados

Zagueiro Victor Ramos é investigado em operação contra manipulação de resultados

18 de abril de 2023 Off Por Editor



  • Ministério Público de Goiás cumpre mandado de busca e apreensão contra o zagueiro

    O zagueiro Victor Ramos, da Chapecoense, está sendo investigado na operação “Penalidade Máxima”, do Ministério Público de Goiás.

    Nesta terça-feira, o MP, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu o mandado em Chapecó contra o atleta. Ele foi conduzido para depoimento e teve o celular apreendido para investigação.

    Sempre segundo o MP de Goiás, o grupo criminoso cooptava jogadores com ofertas que variavam entre R$ 50 mil e R$ 100 mil para que cometessem lances específicos nos jogos, como um número determinado de faltas, levar cartão amarelo, garantir um determinado número de escanteios para um dos lados e até atuar para a derrota do próprio time.

    Diante dos resultados previamente combinados, os apostadores obtinham lucros altos em diversos sites de apostas – ou diretamente, ou por meio de laranjas.

    Em nota oficial, a Chapecoense se manifesta contra qualquer manipulação de resultados e reforça a confiança na integridade profissional do atleta.

    Empresário de Victor Ramos garantiu que desconhece qualquer envolvimento do zagueiro com manipulação de resultados.

    Além de Victor Ramos, o MP-GO, em parceria com autoridades de outros estados, está realizando uma operação para cumprir três mandados de prisão preventiva e mais 20 mandados de busca e apreensão. A operação abrange seis estados e 16 cidades.

    Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça de Goiás e estão sendo cumpridos em Goianira (GO), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Pelotas (RS), Santa Maria (RS), Erechim (RS), Chapecó (SC), Tubarão (SC), Bragança Paulista (SP), Guarulhos (SP), Santo André (SP), Santana do Parnaíba (SP), Santos (SP), Taubaté (SP) e Presidente Venceslau (SP).

    Quem é Victor Ramos?

    Victor Ramos, de 33 anos, voltou à Chapecoense em 2023 depois de disputar uma parte do Paulistão pela Portuguesa. O jogador foi revelado pelo Vitória e tem passagens por diversos times brasileiros. Entre eles, Vasco e Palmeiras.

    O zagueiro também atuou no exterior em duas oportunidades: no Standard Liège, da Bélgica, e no Monterrey, do México.

    Veja a nota da Chapecoense:

    A Associação Chapecoense de Futebol vem a público a fim de reiterar o seu posicionamento totalmente contrário a qualquer tipo de situação que envolva a manipulação de resultados de jogos. O clube entende que tais condições são totalmente antidesportivas, ferindo os valores éticos e morais da modalidade.

    A respeito da “Operação Penalidade Máxima” e do cumprimento do mandado relacionado à ela em Chapecó – envolvendo um jogador do clube – a agremiação alviverde reforça o seu apoio e, principalmente, a confiança na integridade profissional do atleta.

    Por fim, tendo em vista as investigações, o clube destaca o seu compromisso em colaborar totalmente com as autoridades e oferecer todo o suporte e informações necessárias na apuração e esclarecimento do caso.

    De acordo com o Gaeco SC, além de Chapecó, há um mandado de busca e apreensão sendo cumprido em Tubarão, e ninguém foi preso nas cidades catarinenses.

    Veja a nota do MP-GO:

    O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), deflagrou na manhã de hoje (18/04) a Operação Penalidade Máxima II, visando a obtenção de novos vestígios da atuação de organização criminosa com atuação especializada na manipulação de resultados esportivos de jogos de futebol profissional – inclusive do Brasileirão Série A.

    Há suspeitas de que o grupo criminoso tenha concretamente atuado em pelo menos 5 jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2022, bem como em 5 partidas de Campeonatos Estaduais, entre eles, os campeonatos Goiano, Gaúcho, Mato-Grossense e Paulista, todos deste ano.

    Estão sendo cumpridos 3 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão em 16 municípios de 6 estados, expedidos pela 2ª Vara Estadual dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens Direitos e Valores.

    Os mandados estão sendo cumpridos em Goianira (GO), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Pelotas (RS), Santa Maria (RS), Erechim (RS), Chapecó (SC), Tubarão (SC), Bragança Paulista (SP), Guarulhos (SP), Santo André (SP), Santana do Parnaíba (SP), Santos (SP), Taubaté (SP) e Presidente Venceslau (SP).

    Os Gaecos dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, o Cyber Gaeco do MP de São Paulo e do Centro de Inteligência do MP do Rio de Janeiro, além das polícias Militar, Civil e Penal de Goiás, dão apoio ao cumprimento das diligências.

    Trata-se de desdobramento da Operação Penalidade Máxima, deflagrada em fevereiro de 2023 a qual resultou no oferecimento de denúncia, já recebida pelo Poder Judiciário, com imputação dos crimes de integrar organização criminosa e corrupção em âmbito desportivo.

    Com informações GE Esportes