Presidente do PL pede expulsão de deputado do partido que tirou foto com Lula

Presidente do PL pede expulsão de deputado do partido que tirou foto com Lula

18 de julho de 2023 Off Por Editor



  • Segundo presidente do PL, parlamentar parece não comungar com os ideais da sigla

    O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, disse na segunda-feira (17), que solicitou ao diretório da sigla no Ceará a abertura do processo de expulsão do deputado federal Yury do Paredão (PL-CE). O anúncio foi feito pelo Twitter.

    “Ao que tudo indica, o parlamentar licenciado parece não comungar com os ideais do Partido Liberal”, acrescentou Valdemar na publicação. Yury está licenciado do mandato desde 28 de junho. Ele tirou um dia de licença para tratamento de saúde e 120 para tratar de interesse particular.

    Em maio, o deputado recebeu críticas de congressistas bolsonaristas e usuários do Twitter após publicar, na rede, fotos em que aparece cumprimentando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os registros foram feitos na passagem do petista por Juazeiro do Norte (CE).

    Na última quinta-feira (13), Yury do Paredão esteve com dois ministros de Lula — Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, e Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional — ao participar do Ato de Acionamento do Novo Sistema de Bombeamento da Estação EBI-3.

    Ele publicou fotos em que aparece ao lado dos dois também. Antes, em 5 de julho, o deputado publicou uma foto em que aparece junto ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e, na publicação, escreveu:

    “Tive a honra de participar de uma importante reunião com o ministro, a convite do Coordenador da Bancada Federal do Ceará, Mauro Benevides Filho [PDT-CE]. Foi uma oportunidade valiosa para discutir questões essenciais para o nosso estado e para fortalecer os laços de cooperação entre os Poderes”.

    Discordância

    O líder da oposição na Câmara, deputado Carlos Jordy (PL-RJ), não concorda que Yury do Paredão deva ser expulso. Na publicação de Valdemar ontem, comentou que o presidente nacional da sigla estará fazendo o que o parlamentar “quer”. “Ele quer ser expulso para poder levar o mandato dele. A melhor alternativa seria deixá-lo no sal: sem comissões, sem fundo e sem diretórios. Um morto-vivo no PL. E, se ele tentar sair do partido, perderá o mandato. Avalie!”, acrescentou.