Entrega dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos inicia em Chapecó

Entrega dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos inicia em Chapecó

5 de junho de 2017 Off Por Chapecó



  • A segunda-feira (05) foi um dia importante para 383 produtores familiares de Chapecó, pois foi a primeira entrega do ano de produtos do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. São 88 itens entre frutas, verduras, carnes, lácteos, sucos, peixes, doces e panificados que irão beneficiar 37 locais, entre os serviços da Prefeitura, Restaurante Popular e entidades cadastradas no Conselho de Assistência Social. A entrega será realizada uma vez por semana, de acordo com pedido entregue com antecedência. A validade do programa, que tem um valor pactuado de R$ 824.725,78, via Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, será de junho a dezembro de 2017.

    De acordo com a Secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera, os produtores, em sua maioria, são de Chapecó. Segundo ela, todo o sistema é muito organizado. Os funcionários do Banco de Alimentos fazem o pedido diretamente para os produtores, que entregam os itens de acordo com a necessidade do município. A entrega é realizada toda segunda-feira e os funcionários realizam a separação e pesagem dos itens. Os dados são lançados em um sistema do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Quinzenalmente os produtores emitem a nota dos produtos e recebem o pagamento cerca de 30 dias depois em uma conta bancária aberta pelo Ministério em nome do produtor.

    Produtor beneficiado

    Mandioca, laranja e abóbora cabotiá foram os produtos que Anderson Machado entregou nesta segunda-feira (05) no Banco de Alimentos. O produtor que é da Linha Barra da Chalana em Chapecó explicou que há vários anos participa do programa que auxilia os produtores. Segundo ele, outro ponto que motiva a participação é o valor pago pelos produtos. “Sem atravessadores, o valor é integralmente pago ao produtor, isso agrega valor a produção”, comentou.

    PAA

    O PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – é um programa da área de segurança alimentar e nutricional que visa melhorar a renda e fortalecer a agricultura familiar no município, além de promover o acesso à alimentação. Os produtos adquiridos através do programa são doados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, os alimentos abastecem unidades sociais, incluindo programas, grupos e serviços como o Restaurante Popular, Banco de Alimentos, Cozinha Comunitária e a rede socio assistencial privada (entidades), com inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social de Chapecó.