Um tratamento sob medida para o bruxismo

28 de junho de 2022 Off Por Chapecó



  • Lembra da nossa última coluna, onde falamos sobre o bruxismo? Hoje vamos falar sobre um tratamento para quem sofre desse problema. Primeiro vamos relembrar um pouco sobre o que é essa doença? Então: ranger ou apertar os dentes de forma involuntária pode parecer normal, mas o que muitos não sabem é que fazer isso pode acarretar diversos problemas na gengiva, desordem nos dentes além de dor na face, cabeça, pescoço e ouvidos. Esse distúrbio é o chamado bruxismo, que caso não for tratado se agrava, podendo causar desgaste e amolecimento dos dentes sendo prejudicial para a saúde e estética.

    Para evitar esses problemas e o desconforto do bruxismo, são indicados alguns procedimentos relaxantes que minimizam os efeitos da doença como o abandono de hábitos que causam tensão muscular, não morder unhas e objetos resistentes e aplicar compressas que causam relaxamento no local. Caso você seja portador de bruxismo e precise de um tratamento mais ortodôntico, aqui na Orthosmile temos uma placa que bloqueia o contato dos seus dentes superiores com os inferiores durante o sono evitando que ocorra o ranger e apertar de um dente no outro.

     

    Esse dispositivo chamado de placa miorrelaxante é indicado com prescrição de um dentista após consultas e avaliações. Ela é feita de resina acrílica sob medida para cada paciente.

     

     

    Quanto tempo dura o tratamento?

     

    O tempo para você usar a placa miorrelaxante varia de acordo com o diagnóstico e o período de uso durante o dia depende do momento em que os surtos de bruxismo acontecem. Como normalmente é durante o sono, o indicado é que a placa seja usada nesse período, porém em casos mais graves o uso pode ser feito durante o dia também. É importante manter a higiene da sua placa para maior durabilidade, ou seja, escovar pelo menos uma vez ao dia com detergente neutro, e evitar o creme dental pois ele pode danificar o aparelho. A troca da placa ocorre a cada 12 meses, mas consultar o dentista regularmente para manter o acompanhamento em dia é essencial.

    Se você possui esse desconforto ou quer saber mais sobre a placa miorrelaxante agende uma avaliação com a Orthosmile, temos profissionais prontos para garantir mais qualidade de vida deixando seus dentes esteticamente bonitos e saudáveis.

    Acesse o link e tire suas dúvidas: https://bit.ly/orthowhats