Administração Municipal dá sequência aos trabalhos de recuperação e limpeza

Administração Municipal dá sequência aos trabalhos de recuperação e limpeza

21 de dezembro de 2015 Off Por Chapecó



  •  

    A Administração Municipal de Chapecó segue mobilizada no trabalho de recuperação do patrimônio público, limpeza urbana e atendimento às famílias atingidas. O Prefeito Luciano Buligon visitou os locais mais afetados e coordena as ações das equipes que trabalham em sistema de mutirão. 
     
    Serviços Urbanos e Infraestrutura – Central de Emergência instalada – 3319-3600. Todas as equipes nas ruas, totalizando mais de 50 pessoas. Nesta segunda-feira (21) o trabalho está concentrado nas Avenidas principais, já que a circulação de pessoas é maior. Concluído o trabalho na área central, as equipes serão direcionadas para os bairros. 
     
    A prioridade é remover o que caiu e fazer a limpeza urbana para dar segurança e mobilidade aos pedestres, motoristas e usuários dos espaços públicos. O maior prejuízo foi registrado na vegetação. Pelo menos 100 árvores foram arrancadas ou quebradas em vias, canteiros centrais, passeios públicos, parques e praças. A Secretaria trabalha com mais de 50 pessoas, divididas em cinco equipes, e com toda a estrutura de máquinas. O trabalho de remoção e destino dos materiais deve durar pelo menos um mês. 
     
    Espécies prejudicadas: Guapuruvu, Tipuana, Jacarandá-Mimoso, Jambolão, Sibipiruna.
     
    Interior – 10 cargas de água totalizando 100 mil litros foram levadas para algumas propriedades na Linha Caravággio, Aeroporto, Cabeceira da Divisa e Sede Trentin. Em função da falta de energia elétrica nessas localidades os agricultores tiveram que solicitar água para abastecer as criações, principalmente de aves e suínos. 
     
    Ecoparque – fechado até que a situação seja normalizada e possa oferecer segurança. Mais de 20 árvores caíram no local. Trabalho de limpeza vai acontecer durante toda a semana e poderá ser liberado ao público nos próximos dias, após avaliação técnica. Por enquanto, permanecerá isolado. 
     
    Além das árvores, também foram arrancadas placas de sinalização viária, localização de ruas e de orientação turística. O trabalho de recuperação desses materiais já está sendo realizado. 
     
    Iluminação e decoração natalina – Quanto à Praça Central, aos materiais decorativos dos super postes e à iluminação, a intenção do Poder Público Municipal é recuperar ainda hoje e colocar em funcionamento o que tiver condições de ser reestruturado. Estruturas do calçadão já foram restabelecidas. 
     
     
    Corpo de Bombeiros – Até as 18h (19-12), 65 bombeiros militares envolvidos no atendimento. 626 famílias auxiliadas com lonas. 35 mil metros quadrados de lona distribuídos. 63 árvores removidas. Defesa Civil auxilia no trabalho e na distribuição das lonas. A solicitação de lona deve ser feita junto ao Corpo de Bombeiros. 
     
    Assistência Social – Central de Resgate Social trabalha em regime de plantão – Fones à disposição: 3319-1200 8401-4490. 
     
    Energia Elétrica: No momento 150 unidades ainda estão sem luz no interior de Chapecó, mas Celesc acredita que tudo deve ser solucionado ainda hoje. Trabalho concentrado em quatro comunidades: Linhas Bom Retiro, Goio-Ên, São Roque e São Pedro B. Celesc informou que foi registrado o maior prejuízo dos últimos 10 anos no sistema de distribuição de energia elétrica em Chapecó.  
     
    Logo após o vendaval 85% do município ficou sem energia elétrica. Formação de equipes de emergência para recuperação. 
     
    Defesa do Cidadão – Acompanhou equipe de apoio da empresa responsável pelos semáforos no trabalho de restabelecimento dos equipamentos em alguns cruzamentos. Neste momento, tudo em pleno funcionamento. 
    Saúde: Nas Unidades de Saúde todos os atendimentos estão normais. Dados os encaminhamentos nas Unidades Norte e UPA que registraram pequenos danos na estrutura e telhado. Com o restabelecimento da energia elétrica, as vacinas que foram transferidas para a Central como medida preventiva, agora retornaram às unidades. 
     
    HRO – Atendimento normal. Procedimentos de tomografia e ressonância normalizados nesta manhã (21-12). 
     
    Hospital da Criança (HC) – atendimento normal. 
     
    Educação: Escolas e ginásios destelhados começam a receber os reparos. As unidades escolares do São Cristóvão, Líder e Passo dos Fortes foram as mais afetadas. Árvores caíram na Chapecó Criança, no Ceim Aquarela, EBM Florestan Fernandes e Santa Luzia. 

    Prefeitura de Chapecó